DIGITALIZAÇÃO








Produtor assisense recupera a história por meio da digitalização de fitas de vídeo antigas
O trabalho é minucioso e emociona as pessoas com o resultado final


Fonte: http://www.assiscity.com/?b=54750

O produtor Carlos Arévalo faz o resgate e a preservação da história de vida das pessoas por meio da restauração e digitalização de vídeos antigos.

Carlos é dono de uma produtora em Assis e formado em cinema por uma universidade nos Estados Unidos. Durante alguns anos, coordenou o cinema da FAC e já ganhou prêmios graças aos seus curtas-metragens rodados na cidade. Atualmente, um dos seus trabalhos é fazer a restauração de materiais antigos e transformá-los em mídia digital.

Arévalo diz que fazer essa transformação "é um trabalho quase artesanal, que exige paciência e cuidado, mas é recompensador. As pessoas trazem fitas em VHS, películas, fitas K7, materiais repletos de histórias da vida delas. Recebemos desde vídeos da casamentos até ultrassonografias dos filhos. Muitas vezes elas me ligam agradecendo pelo trabalho porque assim puderam relembrar situações importantes".

O produtor recebe materiais de todos os lugares do País, desde Assis e região até Campo Grande e Bahia. "Há vários registros que mostram Assis antigamente. Já trouxeram fitas com imagens dos carnavais de rua da década de 60 e 70, festas do Clube Recreativo e vários outros registros", conta.

O grande problema das fitas antigas é que a ação do tempo pode destruí-las. "Algumas fitas chegam aqui quase esfarelando, com fungos que danificam as imagens, e algumas chegam até a sumir", comenta.

Ele faz uma consideração. "Estamos quase no limite hoje, pois vários materiais já estão desaparecendo e fica impossível restaurá-los. E fazer esse trabalho é justamente preservar uma parte da história, porque quando não temos registro, a memória acaba se perdendo. Tenho um acervo de câmeras e materiais que, quem sabe futuramente, possa fazer parte de um Museu da Imagem em Assis".

Para conhecer melhor o trabalho de Carlos Arévalo, basta acessar o site www.arevalofilmes.com.



Produtor Carlos Arévalo



Câmera Polaroid antiga do acervo de Carlos



Película do filme do Popeye de 1940

Clientes

Clientes